Colatina / ES - quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Acupuntura

O que é Acupuntura?

 

A Acupuntura é uma técnica milenar Chinesa que  vem sendo aplicada na  Medicina Ocidental. Ela se baseia na teoria do equilíbrio energético  do nosso organismo. Promove harmonia e bem-estar utilizando agulhas especiais e Moxabustão, em determinados pontos do corpo, para restaurar e manter a saúde. Através dela alguns sintomas podem ser minimizados ou até abolidos, enquanto que algumas doenças podem ser controladas.

Sua ação não é atacar a doença, mas fortalecer nosso organismo, nossos sistemas, nossas funções. A Acupuntura pode beneficiar muitas pessoas na manutenção e na preservação da Saúde.

É uma das mais novas especialidades médicas, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Nacional de Residência Médica.

 

 

  • Existe uma explicação científica para a ação da Acupuntura?

Já é comprovado seu efeito pela ciência. O estímulo gerado pela agulha promove o aparecimento de substâncias neurotransmissoras, como por exemplo, a serotonina, responsável  na manutenção da harmonia do corpo e pela sensação de bem-estar.

 

 

  • O paciente sente dor ao ser feita a inserção da agulha?

As agulhas de Acupuntura são diferentes das agulhas de injeção. Sua ponta não é cortante. A dor causada na sua inserção é pequena ou inexistente. Após a introdução da agulha existe uma manipulação para a procura do “Te Qi”, uma sensação de peso ou dolorimento, para o melhor efeito da técnica.

 

 

  • Pode haver complicações decorrentes desta técnica?

Quando realizada por profissional capacitado e com certificação para a realização desta técnica, complicações são raras.

 

 

  • Com que frequência devem ser realizadas as sessões?

A frequência das sessões varia entre as pessoas, mas nas doenças que causam sintomas leves a moderados, podem ser feitas uma ou mais vezes na semana. Com a melhora do quadro os intervalos podem ser espaçados. Na fase de manutenção as sessões podem ser mensais.

O número de agulhas aplicadas varia, pode ser de uma até 10 ou mais, dependendo do diagnóstico e da técnica utilizada. O tempo médio em que as agulhas permanecem é de 20 minutos.

 

 

  • Quais são suas indicações?

A Acupuntura pode ser utilizada em praticamente todas as doenças do corpo humano. As mais procuradas para tratamento são: cefaleias ( dores de cabeça ), dores na coluna (cervicalgia, lombalgia, ciatalgia ), gonalgia ( dor nos joelhos ), fibromialgia     (dores generalizadas ), tendinites, depressão, ansiedade, distúrbios ginecológicos.

Importante explicar que a Acupuntura é mais efetiva no início do processo de adoecimento, quando surgem sintomas como mal-estar, dores, ansiedade e o paciente não apresenta alterações na estrutura do corpo (ex: artrose). Neste último caso não se pode reverter a doença, apenas melhorar sintomas como as dores, por exemplo.

 

Ambiente de Acupuntura da Clínica Animus

Ambiente de Acupuntura da Clínica Animus 

 

 Dra Tatiana Argolo Toscano Figueiredo CRM ES 10960 é Médica de Família e Comunidade e Médica Acupunturista, tem Título de Especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira e Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.